Unidade Morumbi:(11) 3501-0418 | (11) 97333-8598 (Tim) Unidade Taboão da Serra: (11) 4788-8080 | (11) 94522-1572 (Claro) Curta nossa pagina no facebook!

Exames

Processamento Auditivo Central

Capacidade que o cérebro tem para analisar e interpretar a informação que chega por meio da audição e compreender a mensagem

Veja mais

Audiometria Tonal

Avalia a audição do paciente, fornecendo o tipo e o grau da perda auditiva, quando detectado qualquer anormalidade auditiva. São emitidos sons em diversas frequências e intensidades, por meio de fones de ouvido, caixas acústicas ou vibrador ósseo – que permite transmitir o som por meio da vibração do osso. Ao perceber o som, o paciente deve levantar a mão ou apertar um botão.

Teste de Função Tubária

Realizado em pacientes com perfuração timpânica ou com tubo de ventilação. Uma pequena sonda é colocada no ouvido do paciente e introduz uma pressão de 200 daPa. Em seguida, o paciente é orientado a engolir um gole de água, verificando-se assim, qual o escape de ar determinado pela abertura da tuba auditiva à deglutição.

Imitanciometria

Avalia as condições da orelha média, da tuba auditiva e a via do reflexo estapediano. É um exame de fácil execução, indolor e não depende da resposta do paciente. Geralmente, é realizado em conjunto com a audiometria (tonal e vocal). O paciente deve ficar quieto, não se mexer e não falar durante o exame. Inclui os seguintes testes:

Timpanometria: Avalia a orelha média, medindo o nível de pressão sonora no canal do ouvido interno por meio de uma pequena sonda que é colocada no ouvido do paciente. Um som e uma pressão de ar são introduzidos, fazendo com que a membrana timpânica se movimente.
Reflexo acústico: Mede a resposta do ouvido a sons fortes. Um apito de tons e intensidades diferentes é apresentado no ouvido e o movimento da membrana timpânica é anotado.
Este exame é realizado somente com solicitação médica. Perfuração do tímpano, supuração no ouvido e obstrução por cera não permitem a realização do mesmo.

Audiometria Vocal/Logoaudiometria

Pesquisa a capacidade do paciente em compreender a fala humana, detectando o limiar de recepção e do índice de reconhecimento de fala. São apresentadas palavras conhecidas e familiares por meio de fones de ouvido ou de caixas acústicas e o paciente deverá repeti-las.

Ambos os exames são realizados dentro de uma cabina acústica, visando isolar o paciente do ruído ambiental. São exames simples, indolores e não-invasivos. Geralmente, são feitos por um fonoaudiólogo, por ser o profissional mais habilitado para a realização dos mesmos e para avaliar os resultados. É necessário fazer repouso auditivo – não estar exposto a ruídos fortes e constantes nas 14 horas que antecedem o exame; não apresentar dor forte no ouvido, supuração ou acúmulo de cera no momento do exame; não há necessidade de jejum ou restrição de alimentação.


Peça seu folheto
informativo
Dúvidas
Frequentes
Veja nossos
serviços